domingo, 12 de setembro de 2010

Mato Grosso em fogo vivo


Não tenho nada para mostrar, nenhuma novidade para contar, exceto a desesperança que se abateu sobre mim...
Não acredito que algum dia tenhamos consciência e educação ambiental o suficiente para não provocarmos novamente a situação pela qual Mato Grosso está passando.
O desmatamento desenfreado, fiscalização ineficiente e muitas vezes corrupta, produtores rurais que, em nome da produção avançam sem pudor ou medo sobre matas ciliares, reserva legal, área de preservação, ateiam fogo e alegam ter sido acidental ...
Pessoas nas cidades que queimam o lixo que poderia simplesmente ser enterrado ou reciclado, destroem nascentes de córregos que constroem os rios, "lavam" calçadas, vitrines, quintais inteiros...
No final de semana percorri mais de 500 quilômetros e só vi queimada dos dois lados da estrada durante todo o percurso!
Não temos qualidade de vida, respiramos o ar sujo e pesado de chumbo, cadmio e dioxina da fumaça originada da queima de plásticos, folhas, madeira, papel. Ingerimos veneno!
Como registrou a Lena , nem mesmo o cerrado - o bioma mais frágil da terra - está sendo poupado!
Mas enquanto tempos melhores não vêm, curto essa imagem do por do sol de Cuiabá visto do alto da minha varanda antes da fumaça! Que saudades!

Espia o chapéu vintage. Tal como a mãe, Dona L. adora o brechó Achei Bacana - Av. Rubens de Mendonça, 500
Olhem bem a foto..."Onde está Wally"???

3 comentários:

  1. É amiga a situação é realmente triate e pareçe que irremediável, adorei seu texto só esqueceu de incluir os"sem terra" nessa lista de "culpados", eles sim não tem o menor pudor em chegar acabando com as fazendas muitas vezes produtivas, colocando fogo em tudo pois estão vergonhosamente acima das punições e multas,e protigidos pelo nosso presidente, pelo que se pode ver nosso destino vai continuar o msm ou pior depois de novembro.
    Bjão !!
    lena

    ResponderExcluir
  2. ah, é de doer o coraçao ver meu estado em chamas. A culpa é das pessoas que escolhem ser ignorantes, que não mudam de atitude por comodidade, nao por desconhecer o correto a fazer. É vergonhoso ver os próprios matogrossenses matarem o cerrado! Mas sobre o brechó, sou uma grande fã, quero visitá-lo quando estiver em Cuiabá!

    ResponderExcluir